HARTMANN oferece solução inovadora que substitui banho e contribui para economia de água em hospitais

sexta-feira, 13 de março de 2015

A crise hídrica, vivenciada em diversas regiões do país, tem preocupado gestores de diferentes segmentos, inclusive de hospitais e instituições de saúde que buscam soluções para economizar água e manter a qualidade no atendimento.


Entre os procedimentos mais importantes estão os banhos de pacientes acamados, que envolvem grande quantidade de água tanto para a higienização do paciente quanto para a troca e lavagem de roupa de cama.


Tendo em vista a otimização deste processo e a redução de custos, inclusive com profissionais de enfermagem, muitas instituições têm investido na aquisição de lenços umedecidos, desenvolvidos especialmente para esta rotina. São produtos descartáveis, que não necessitam água, higienizam e hidratam a pele.


A Bace Healthcare, empresa do Grupo Alemão HARTMANN, disponibiliza este tipo de produto para o mercado que, segundo dados levantados junto a pesquisas da área de Enfermagem e do Programa de Uso Racional de Água da Sabesp, proporciona economia de 39% nos custos e redução de 51% no uso de água.


Trata-se do Banho de Leito Bio Soma, constituído por 08 lenços umedecidos, sem fragrância e hipoalergênicos que promovem a limpeza completa e hidratação do paciente em metade do tempo de um banho comum e com gasto zero de água.


Para a diretora técnica da Bace, a enfermeira Gabriela Wilke, os resultados junto aos hospitais têm sido significativos. Segundo ela, as instituições que utilizam o lenço Bio Soma têm um grande impacto na redução dos custos diretos e indiretos desta atividade diária da enfermagem, o banho de leito, assim como na preservação ambiental.


“Vale ressaltar que temos melhora na qualidade da assistência de enfermagem, com menor redução de tempo na exposição do paciente, maior conforto e hidratação da pele do paciente, transmitindo, assim, segurança e conforto ao cliente e garantindo assistência técnica segura, dentro dos protocolos de enfermagem e biossegurança, uma vez que não utilizam mais nenhum produto reprocessado. Sem contar a vantagem da redução do risco de infecção cruzada”, informa Gabriela.


O Grupo HARTMANN trabalha de forma consultiva e tem diversas outras soluções nesse sentido, com produtos que eliminam o uso de água em centros cirúrgicos, por exemplo. “Temos uma experiência muito interessante na Espanha que passou por problema similar relacionado à crise hídrica, onde a empresa implantou, de forma consultiva, um projeto que eliminou significativamente o consumo de água nos hospitais daquele país”, destaca o CEO da HARTMANN no Brasil, Ronald Lorentziadis.


Sobre o produto - O Banho de Leito Bio Soma higieniza todo o corpo, protege e reforça as defesas imunológicas e a flora natural da pele, deixando uma sensação de limpeza e frescor. Além da proteção da pele, oferece um ótimo custo-benefício e vantagens como a redução do tempo de execução do procedimento realizado pela equipe de enfermagem, diminuição do índice de infecção cruzada e redução de custos com os serviços de lavanderia.


2015 BACE HEALTHCARE - Hartmann Group