Grupo Hartmann já planeja expansão nacional e mira no interior de SP e do RJ

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Após adquirir a distribuidora brasileira de itens médico-hospitalares Bace Healthcare, no início deste mês, o grupo alemão Hartmann planeja uma expansão nacional da marca, começa pelo interior dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Hoje, cerca de 85% das vendas anuais da Bace estão concentradas na Grande SP e na Grande RJ.


“A presença da empresa em novas regiões do País acontecerá de maneira gradual. Começaremos pelo interior e passaremos para o Eixo Brasília-Goiânia e Região Sul. Vamos aos locais que apresentam boas possibilidades de negócios”, disse ontem o diretor da Bace, Ronald Lorentziadis, durante anúncio em São Paulo. De acordo com ele, apesar da compra, a Bace Healthcare continuará existindo como uma marca do Grupo Hartmann.


A ligação entre as duas companhias é bem antiga. Desde 1991, a Bace importa e distribui no Brasil alguns produtos da Hartmann e de outras empresas estrangeiras, como as americanas Medline e Ansell. Inclusive, a brasileira deve continuar representando essas marcas no País, visto que, a maioria delas decidiu manter a parceria, mesmo com a transição.


Ainda de acordo com Lorentziadis, apenas uma companhia, com produtos similares aos comercializados pelo Grupo Hartmann, ainda não decidiu se continuará com a Bace Healthcare.


Em 2012, a empresa alemã faturou 1,75 bilhão de euros com a venda de produtos médicos e de higiene ao redor do mundo. Entretanto, apenas 12% dessa receita veio de mercados situados fora da Europa. Com o objetivo de ampliar essa taxa pra 25% dentro de cinco a sete anos, a companhia decidiu reforçar sua atuação em regiões consideradas promissoras.


“O mercado europeu dessaúde já está maduro e não oferece mais tantas oportunidades de atuação. Nos últimos anos, ele vem crescendo na faixa de 1% a 3%. Por isso, resolvemos investir em outras regiões como a América Latina e Ásia-Pacífico, que ainda possuem mercados em desenvolvimento”, explicou o CEO do grupo Hartmann, Andreas Joehle.


Por enquanto, a companhia não tem planos de abrir uma unidade fabril no Brasil neste ano. Em 2014, todos os esforços estarão voltados para a integração das equipes e para o desenvolvimento de estratégias específicas para a expansão nacional. A abertura de uma fábrica no País só começará a ser discutidas mais para frente. Entre os itens comercializados atualmente pelo Grupo Hartmann no Brasil estão: produtos para incontinência, para tratamento de feridas e lesões, e para a proteção de infecção.


2015 BACE HEALTHCARE - Hartmann Group